2023, um ano de otimismo para o setor da construção civil

A preocupação com o futuro é uma pauta comum a todos nós. Felizmente superamos 2022, um ano em que o Brasil parou para as eleições, Copa do Mundo e em seguida as festas de fim de ano. Cá estamos em 2023 com início de ano conturbado, mercado financeiro instável em virtude do teto de gastos, equilíbrio fiscal, crescimento econômico, etcétera e tal.

No entanto as perspectivas são otimistas! A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) divulgou crescimento do setor da ordem de 2,5% para 2023. De 2020 a maio de 2022 foram registrados 430 mil vagas de emprego de carteira assinada e a previsão é que se tenha uma expansão de 4,5%. Somente no primeiro semestre de 2022 a quantidade de novas obras e projetos cresceram 3%.

O novo Governo Federal divulgou o investi- mento de R$ 10 bilhões para moradia neste ano. Mais de 7 mil obras de infraestrutura paradas em todo o país e devem ser retomadas com a injeção de cerca de R$ 10 milhões. A reforma tributária está na pauta com a promessa de simplificação de tributos, substituindo ICMS, IPI, PIS/Cofins, ISS pelo Imposto sobre Valor Agregado (IVA).

Há necessidade de aumentar a participação da construção civil no PIB nacional para o país crescer de forma mais sustentada, com desenvolvimento social e humano. Devemos fechar 2022 registrando incremento de 7%.

Mais uma vez ficam aqui meus votos de um belíssimo ano para todos. Vamos tocando nossas vidas, nossas obras com muita determinação e fé, pois nunca falham.

 

José Elias Fernandes Abul Hiss                                                                      Dez – Jan – 2023
Eng. Eletricista e Segurança do Trabalho
Diretor Executivo do APEMEC

Nossos Parceiros

plugins premium WordPress