Não tenha dúvida: a engenharia é uma das profissões mais antigas do mundo! Sempre esteve presente na vida da humanidade, desde os tempos mais antigos da pré-história. Os primeiros sintomas foram a criação de ferramentas como facas feitas de pedras, lanças e a invenção da roda. Nos anos de 2600 antes da era Cristã, Imhotep foi considerado o primeiro engenheiro civil da história antiga, com a construção da pirâmide de Djoser, no Egito. Por fim, até as fantásticas edificações do século XX.
O tempo passa, é dinâmico e as coisas mudaram ao longo de milênios. Atualmente, as evoluções tecnológicas proporcionaram um novo paradigma à engenharia, adequadas às necessidades do século XXI, com o uso responsável dos recursos naturais, a sustentabilidade como fator de qualidade vida e de preservação da própria existência humana. Nos bancos das faculdades, os engenheiros de hoje não se formam do mesmo jeito de 30 anos atrás.
Atualmente, o profissional do setor da construção civil precisa pensar, agir e projetar com conceitos de sustentabilidade. Necessita qualificar-se permanentemente em gestão de projetos, processos e negócios. Estar preparado para os desafios da eficiência energética é fundamental. Estar lincado na automação dos processos.
Por fim, pensar localmente e agir globalmente, são alguns exemplos.
Somos uma das profissões mais antigas do mundo, responsável pela geração de empregos, pelo PIB da economia, pelas soluções sociais e, agora, pela manutenção do planeta Terra.
José Elias Fernandes Abul Hiss Abril – 2022
Eng. Eletricista e Segurança do Trabalho
Diretor Executivo da APEMEC