Biblioteca Digital - APeMEC



EDIFICAR O TRABALHO

A LEI DE MODERNIZAÇÃO TRABALHISTA E AS RELAÇÕES DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO.

Leia Mais

Guia para gestão de segurança nos canteiros de obra

A saúde e a segurança do trabalhador são temas estratégicos da construção civil e encabeçam ações permanentes de entidades e empresários do setor, com vistas a cumprir as normas e adotar práticas que garantam ao trabalhador do setor um ambiente de trabalho seguro e salubre. Nesse campo, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) tem envidado esforços para propor práticas que favoreçam esse objetivo, enraizando cada vez mais a cultura de cuidado e respeito ao trabalhador, e coloca à disposição do setor o Guia para Gestão de Segurança nos Canteiros de Obras.

Leia Mais

Esquadrias para Edificações – Desempenho e aplicações

Objetivo é orientar a especificação, aquisição, instalação e manutenção de portas, janelas e elementos de fachada de diversos tipos e materiais, incluindo seus componentes

Leia Mais

Manual Básico de Indicadores de Produtividade na Construção Civil

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) lançou no Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic) o Guia para gestão de segurança nos canteiros de obra e o Manual Básico de Indicadores de Produtividade na Construção Civil, com foco na Estrutura de Concreto Armado Convencional e Estrutura em Paredes e Lajes de Concreto Moldadas com Uso de Fôrma de Alumínio.

Leia Mais

Guia Orientativo de Segurança.

O GUIA ORIENTATIVO DE SEGURANÇA objetiva instruir os empresários sobre as regras básicas para gestão de segurança e saúde na indústria da construção. Ilustrações e informações a respeito do tema apresentam, de forma didática, as normas de segurança a fim de auxiliar na implantação básica de medidas de controle e de sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no ambiente de trabalho.

Leia Mais

Guia Orientativo Area de Vivencias.

Muitas vezes, o eventual descumprimento de normas trabalhistas ocorre por desconhecimento, por parte do empresário, do engenheiro ou do responsável pelas obras, da complexidade e do detalhamento das regras que disciplinam os ambientes de vivência do canteiro ou das áreas de trabalho. Cumprindo seu papel institucional, a Câmara Brasileira da Indústria da ConstruçãoCBIC, por sua Comissão de Política e Relações Trabalhistas-CPRT, traz, por meio deste Guia, uma compilação das regras que devem ser observadas para instalação e manutenção das áreas de vivência, bem como onde os trabalhadores circularão ou que servirão como alojamento.

Leia Mais

Guia Orientativo de Incentivo à Formalidade.

A indústria da construção civil trabalha em uma agenda voltada para recuperar o desempenho do setor, com a criação de novas oportunidtades de negócios, e para modernizar suas práticas, com o objetivo de melhorar sua produtividade. Nesse escopo, o combate à informalidade é uma ação estratégica que une o setor para garantir a reversão de um quadro incômodo em que apenas a metade dos trabalhadores da construção são formais. Essa ação confere enorme importância ao Programa de Incentivo à Formalidade e alcançará todo o País.

Leia Mais

Diálogos CBIC - TCU

O desenvolvimento econômico de uma nação tem como premissa a existência de uma adequada infraestrutura, com a redução dos custos logísticos, e a melhoria da qualidade dos serviços públicos. Nesse contexto, as obras públicas devem ser tratadas com especial atenção por terem o papel estruturante no desenvolvimento de áreas relevantes para o país, como educação, saúde, transporte e moradia. A prática da boa governança dos recursos investidos em obras públicas – para garantir-lhes a execução pautada no interesse público - envolve sua aplicação de forma correta, transparente e eficiente.

Leia Mais

PPPS - Propostas para Ampliar a Participação das Empresas.

O setor da construção é um dos que mais geram emprego e renda no nosso País. Atualmente, possui mais de três milhões de trabalhadores com carteira assinada e participa de 6,5% do Produto Interno Bruto brasileiro. É, portanto, a mola propulsora do desenvolvimento do Brasil.

Leia Mais

Investimento em Infraestrutura.

O Brasil investe muito pouco em infraestrutura, entre 2% e 2,5% do PIB. Trata-se de um montante baixo em todos os aspectos: se comparado à nossa história, a países com nível de renda semelhante e às nossas necessidades. Da década de 1970 até a de 2000, o investimento em infraestrutura caiu continuamente, passando de uma média de 5,4% para 2,2% do PIB.

Leia Mais

Um debate sobre Financiamento de Longo Prazo para Infraestrutura.

O Brasil vive um dos períodos mais desafiadores de sua história, em que as soluções para a recuperação da economia e abertura de um novo ciclo de desenvolvimento são buscadas por todos os setores organizados da sociedade. Nós, da construção civil, estamos convencidos de que a retomada dos investimentos é um dos vetores mais eficazes nesse esforço, com grande potencial de geração de empregos e renda essenciais para reanimar a economia.

Leia Mais

Ciclo de Eventos Regionais Concessões e PPPS. Volume 1

Após a promoção de um grande evento internacional em Brasília, no mês de abril de 2015, para debater sobre Concessões e Parcerias Público-Privadas, a CBIC, em conjunto com seus associados e parceiros, decidiu organizar programas para a difusão de conhecimentos e oportunidades sobre esse tema nas cinco macrorregiões do país.

Leia Mais

Ciclo de Eventos Regionais Concessões e PPPS. Volume 2

Após a promoção de um grande evento internacional em Brasília, no mês de abril de 2015, para debater sobre Concessões e Parcerias Público-Privadas, a CBIC, em conjunto com seus associados e parceiros, decidiu organizar programas para a difusão de conhecimentos e oportunidades sobre esse tema nas cinco macrorregiões do país. Foram dois ciclos de seminários – organizados pela Comissão de Obras Públicas, Privatizações e Concessões (COP/CBIC) – denominados “Concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs) – Ampliação das Oportunidades de Negócios”.

Leia Mais

Guia Contrate Certo.

O GUIA CONTRATE CERTO da CBIC visa orientar as empresas do segmento da construção sobre a contratação de serviços na modalidade de empreitada e subempreitada. Com base em textos técnicos, sugestões de procedimentos e arquivos modelos contidos neste Guia, as empresas disporão de ferramentas importantes para otimizar todo o processo de contratação: do planejamento e seleção do empreiteiro à análise e contratação do prestador de serviços.

Leia Mais

As flores do canteiro.

Uma história de Vida e Superação.

Leia Mais

Avaliação de impactos do dia nacional da construção social.

Valorizar o trabalhador do Setor da Construção e suas famílias. Este é o objetivo maior de um programa que há 08 anos vem sendo organizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Departamento Nacional do SESI, Sinduscons e Seconcis, na relação com seus principais colaboradores. O Dia Nacional da Construção Social (DNCS) já acontece em 38 localidades em todo o Brasil, oferecendo serviços de Saúde, Bem-Estar, Desenvolvimento Profissional, Fortalecimento Familiar, e Relação com a Comunidade.

Leia Mais

Trabalhadores da construção.

Ao longo dos últimos anos a CBIC mantém a tradição em apresentar relatórios que analisam os dados de pesquisas de opinião junto aos trabalhadores de canteiros de obra, trabalhadores administrativos e executivos da construca̧ ̃o civil. Neste último levantamento foi destacado também opinião da mulher trabalhadora da construção civil. Realizadas sob encomenda da Câmara Brasileira da Indústria da Construca̧ ̃o (CBIC) o trabalho de campo foi desenvolvido pelo Instituto Sensus de Pesquisa e Consultoria nos meses de março e abril de 2014, em até 24 estados das cinco grandes regiões brasileiras.

Leia Mais

Mulheres na construção.

Ao longo dos últimos anos a CBIC mantém a tradição em apresentar relatórios que analisam os dados de pesquisas de opinião junto aos trabalhadores de canteiros de obra, trabalhadores administrativos e executivos da construção civil. Neste último levantamento foi destacado também opinião da mulher trabalhadora da construção civil. Realizadas sob encomenda da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) o trabalho de campo foi desenvolvido pelo Instituto Sensus de Pesquisa e Consultoria nos meses de março e abril de 2014, em até 22 estados das cinco grandes regiões brasileiras.

Leia Mais

Sustentabilidade na indústria da construção.

A construção civil no Brasil caminha, cada vez mais, para a interconexão de áreas e boas práticas de sustentabilidade, focando especialmente o meio ambiente, o social e o bem-​­estar das pessoas. Só dessa forma, no mundo atual, é possível atingir os melhores resultados econômicos para as empresas e para o país. Atenta a esse movimento, e coerente com sua política de apresentar ferramentas e propor debates que mantenham o setor na vanguarda, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) mobilizou seu Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc) para o projeto Liderança Sustentável.

Leia Mais

Guia CBIC de boas práticas em sustentabilidade na indústria da Construção

A Indústria da Construção recuperou nos últimos anos um papel estratégico na economia brasileira. A partir de 2004, com a aprovação da Lei do Mercado Imobiliário,temos assistido a um crescimento inédito do setor, que se tornou recordista em número de empregos gerados, líder em concentração de investimentos...

Leia Mais

ÉTICA & COMPLIANCE NA CONSTRUÇÃO

“É ESSENCIAL QUE SE TENHA CAPACIDADE DE DISCUTIR ÉTICA SEM HIPOCRISIA. NÃO SE TRATA DE IGNORAR QUE O BRASIL VIVE UM DEBATE FILOSÓFICO EM TORNO DE UMA SOCIEDADE ÉTICA, QUE NOS ATINGE A TODOS INDIVIDUALMENTE, MAS DE TENTAR FOCAR E ENTENDER COMO ESSA NOVA REALIDADE AFETA OS NEGÓCIOS”.

Leia Mais

Dia Nacional da Construção Social. Valorizando o trabalhador do Setor da Construção!

O Dia Nacional da Construção Social é o resultado do diálogo, da articulação e da parceria entre a Câmara Brasileira da Indústria da Construção e suas entidades associadas distribuídas por todo o país. A partir de uma experiência pioneira criada pelo Sinduscon Pernambuco em 2001, o projeto ganhou dimensão nacional e transformou-se no mais importante evento na área da responsabilidade social empresarial no setor da construção brasileiro.

Leia Mais

Boas práticas para entrega do empreendimento desde sua concepção.

A entrega de empreendimentos pode ser a realização de um grande projeto, mas o início de uma dor de cabeça para quem não está preparado. Para ajudar construtoras com o assunto, o SindusCon-SP, em parceria com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Secovi-SP e outros Sinduscons, elaborou o guia “Boas práticas para entrega do empreendimento desde a sua concepção”.

Leia Mais

FAP-RAT-NTEP – Efeitos na Gestão Empresarial

Cartilha elaborada pelos departamentos da Fiesp, com a colaboração de especialistas das áreas de segurança e saúde do trabalho, orientando sobre o passo a passo da contestação que as empresas podem fazer caso não concordem com os índices do FAP publicados pelo Ministério da Previdência Social.

Leia Mais

Seminário SINAPI Maio 2015

Trata-se da nova metodologia e das novas ferramentas que compõem os estudos para aprimoramento do SINAPI.

Leia Mais

Dúvidas sobre a norma de desempenho: especialistas respondem

Dúvidas sobre a norma de desempenho: especialistas respondem às principais dúvidas e elencam requisitos de suportes para elaboração de...

Leia Mais

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE PLANILHAS ORÇAMENTÁRIAS DE OBRAS PÚBLICAS

A publicação é resultado da parceria realizada entre o Tribunal e a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). O lançamento do documento foi feito pelo então presidente do Tribunal de Contas da União, ministro Augusto Nardes, e contou com a presença de secretários e técnicos do TCU, representantes do Governo Federal, agentes financeiros, parlamentares e empresários do setor da construção. A publicação traz o entendimento do Tribunal sobre os principais questionamentos levantados pelo setor da construção em relação às obras públicas, colocando, de forma clara e objetiva, a posição do TCU para quem vai contratar saber como proceder, evitando assim dúvidas que emperram procedimentos.

Leia Mais

O desafio de pensar O futuro das Cidades

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção representa nacional e internacionalmente os vários segmentos da construção no Brasil. Com quase 60 anos de história, a entidade reúne hoje 62 sindicatos e associações de empresários das 27 unidades da Federação...

Leia Mais

NORMA DE DESEMPENHO

Guia Orientativo da Norma de Desempenho.

Leia Mais

Livro de Ordem

A inexistência do Livro de Ordem caracteriza indícios de exercício ilegal da profissão por empréstimo de nome conforme a alínea...

Leia Mais