Além do 6º Catálogo de Normas Técnicas, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) também lançou durante o 89º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), realizado na última semana em Brasília, a publicação gratuita Esquadrias para Edificações - Desempenho e Aplicações. Com 184 páginas, o guia visa orientar a especificação, aquisição, instalação e manutenção de portas, janelas e elementos de fachada de diversos tipos e materiais, incluindo seus componentes.

 

O texto é baseado, principalmente, em duas normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT): NBR 10821 - Esquadrias para Edificações (Terminologia; Requisitos e Classificação; Métodos de Ensaio; Requisitos Adicionais de Desempenho; e Instalação e Manutenção) e NBR 15930 - Portas de Madeira para Edificações (Requisitos, Terminologia e Simbologia).

 

"O maior questionamento era se a norma se aplicava a todas as esquadrias principalmente àquelas fabricadas especialmente para uma determinada obra ou na própria obra. E a resposta é sim!", frisou Fabíola Rago Beltrame, coordenadora do Grupo de Trabalho da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT) da CBIC e coordenadora da comissão de estudos da ABNT CEE 191 - Esquadrias para Edificação.

 

Segundo a CBIC, a tarefa das esquadrias "ultrapassa os aspectos de funcionalidade e composição estética, priorizando também requisitos e critérios de desempenho, entre eles a iluminação e ventilação natural"

Deixe um comentário