Segurança em primeiro lugar! Quem nunca ouviu falar nesse lema? O problema é que a segurança normalmente está em último lugar nas prioridades dos canteiros de obra. Se a equipe não está preocupada com essa questão tão importante, não adianta cumprir prazo, economizar nos custos, ter qualidade na obra porque, em caso de acidente, nada disso vai fazer com que possamos deitar nossa cabeça no travesseiro tranquilamente. Normalmente a única pessoa preocupada com as questões de saúde e segurança do trabalho é, infelizmente, o técnico de segurança, que, após muitas brigas, acaba conseguindo uma melhoria aqui, outra ali, mas sem a ajuda da equipe de obra, o comprometimento de todos, não é possível fazer muita coisa. E é por isso que achamos muito importante a conscientização da equipe!

 

Lançado no mês de maio, esse guia é excelente para estudantes e quem já trabalha nos canteiros de obra! O Guia para Gestão de Segurança nos Canteiros de Obras visa esclarecer e orientar sobre as principais temáticas e suas regulações relativas a segurança e saúde no trabalho que devem ser observadas no dia a dia dos canteiros de obras, a fim de contribuir para a melhoria do trabalho dos profissionais e colaboradores envolvidos, pois, independentemente do porte da obra e do número de trabalhadores, é fundamental a organização e gestão no canteiro, de modo a prevenir acidentes e doenças ocupacionais, além de manter de forma adequada o meio ambiente de trabalho.

 

A CBIC com o objetivo maior de bem orientar as empresas, trabalhadores e toda a sociedade, elaborou o Guia para Gestão de Segurança nos Canteiros de Obras que será um instrumento valioso para minimizar os passivos gerados pelo não cumprimento correto das obrigações e consequentemente autos de infrações gerados, tornando, assim, os ambientes de trabalho mais saudáveis e seguros a todos os trabalhadores.

Deixe um comentário