Os indicadores econômicos do primeiro semestre reforçam o cenário de estabilização e retomada gradual da atividade, embora ainda persista, como principal risco, a incerteza em relação ao ritmo de implementação das reformas e do ajuste econômico. As conclusões são do boletim regional trimestral de julho, divulgado pelo Banco Central (BC).

De acordo com a autoridade monetária, as informações disponíveis evidenciam crescimento da economia em todas as regiões do país, impulsionado especialmente pelo bom desempenho do setor agrícola ? que este ano teve safra recorde ? e expansão nas vendas do comércio. O Índice de Atividade Econômica do BC (IBC-Br) subiu 0,5% no trimestre encerrado em maio, pela série dessazonalizada, quando comparado ao trimestre finalizado em fevereiro. Nessa comparação, é a primeira vez que o indicador registra duas altas seguidas desde 2014.

?Os resultados no Norte, Nordeste e Sul, particularmente, foram impulsionados pela apropriação de percentual elevado do produto agrícola no período e pela continuidade da tendência de recuperação das vendas no varejo, sobretudo no Sul e Norte. No Centro-Oeste, a economia se beneficiou, ainda, pelo desempenho da construção civil?, destaca o boletim. O texto ressalta ainda que, no Sudeste, o crescimento abaixo da média decorreu do menor dinamismo do setor industrial, particularmente no setor extrativo.

A melhora das vendas no varejo, de acordo com o BC, é consistente com a melhora da renda real ? reflexo da menor inflação ?, com a recuperação do crédito às famílias e com a liberação das contas inativas do FGTS. Na região Sul, que nesta edição do boletim é especialmente retratada, houve crescimento significativo do setor (5,3%, com incrementos em hipermercados, supermercados e veículos, motos, partes e peças).


Fonte: Valor - Macroeconomia, por Gabriel Caprioli, 18/08/2017