Confiança do consumidor tem em agosto 3ª alta consecutiva, aponta FGV

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre) subiu 0,3 ponto em agosto, para 93,2 pontos, em sua terceira alta consecutiva. Em médias móveis trimestrais, avançou em 1,3 ponto, para 92,4 pontos.

“A confiança do consumidor sobe pela terceira vez seguida, embora em um ritmo mais lento. O resultado modesto foi influenciado igualmente pela melhora das percepções sobre o presente e as expectativas futuras. Entre as faixas de renda, diferente do que vinha ocorrendo ao longo desse ano, o resultado no mês foi motivado pelas faixas de renda mais altas, especialmente para consumidores com renda superior a R$ 9.600,00. A resiliência da atividade doméstica, com mercado de trabalho aquecido e inflação controlada tem contribuído para sustentar a confiança dos consumidores, mas o menor ritmo indica cautela para o futuro”, afirma Anna Carolina Gouveia, economista do FGV Ibre.

Em agosto, a alta da confiança foi influenciada tanto pelas expectativas em relação aos próximos meses quanto pelas avaliações sobre o momento atual.

O Índice de Expectativas (IE) teve elevação de 0,3 ponto, para 101,4 pontos, em sua terceira alta consecutiva. No mesmo sentido, o Índice da Situação Atual (ISA) subiu 0,3 ponto, para 81,9 pontos, mantendo-se no maior nível desde novembro de 2023 (82,0 pontos).

Entre os quesitos que compõem o ICC, o que mede as perspectivas para a situação futura da economia foi o que apresentou a maior contribuição para a alta da confiança no mês ao avançar 2 pontos, para 111,4 pontos, maior nível desde abril deste ano (113 pontos).

No mesmo sentido, o que mede o ímpeto de compras de bens duráveis aumentou pela terceira vez consecutiva, agora em 1,1 ponto, para 87,8 pontos. Apenas as perspectivas para as finanças futuras das famílias apresentaram resultado negativo no mês ao recuar 2,3 pontos, para 104,8 pontos.

A alta observada no ISA foi resultado de movimentos opostos entre os indicadores que o compõem: na percepção sobre as finanças pessoais das famílias, o indicador recuou 0,3 ponto, para 70,7 pontos, enquanto o que mede a percepção sobre a economia local subiu 0,9 ponto, para 93,4 pontos.

Fonte: Valor Econômico – Por Felipe Frisch, Valor — São Paulo, 26/08/2024

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