IBGE divulga a PAIC 2022

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, divulgou, na última quarta-feira, dia 29, os resultados da Pesquisa Anual da Indústria da Construção, PAIC, relativos ao ano de 2022. As informações ajudam a entender a evolução nos anos recentes e o quadro do setor até 2022. A PAIC também se diferencia por fornecer pistas importantes sobre o setor informal da construção, normalmente não captado em outros tipos de publicação oficial.

Destaca-se a evolução positiva observada no emprego formal e informal, com crescimento de 6,1% e 8,4%, respectivamente no caso do Brasil e do Estado de São Paulo, entre os anos de 2021 e 2022. Apesar da trajetória de crescimento constante desde 2018, o setor continua a apresentar resultados abaixo do máximo observado em 2013.

Pessoal Ocupado (Formal e Informal) na Construção em 31/12
Em milhões de pessoas

Fonte: PAIC (IBGE). Elaboração DECONCIC.

O número de empresas atuantes em estados da federação também apresenta aumento, tendo atingido em 2022, tanto para o caso nacional, quanto para o Estado de São Paulo, o maior valor já registrado, 65 mil e 18 mil, respectivamente. Esse resultado reflete a desconcentração que o setor tem presenciado desde a recessão dos anos 2010.

Empresas da Construção Atuantes no Brasil e nas Unidades da Federação
Em unidades

Fonte: PAIC (IBGE). Elaboração DECONCIC.

Uma recuperação em termos da participação das obras públicas pode ser observada entre 2021 e 2022, utilizando a comparação entre o valor das obras e/ou de serviços da construção para entidades públicas e privadas. Apesar de atingir o patamar de 30,2% em 2022, esse número ainda é inferior ao observado no início dos anos 2010, apontando a importância contínua do setor privado.

Percentual do Valor das Obras e/ou Serviços da Construção para Entidades Públicas e Privadas
Em %

Fonte: PAIC (IBGE). Elaboração DECONCIC – 03/06/2024

Nossos Parceiros

plugins premium WordPress