A taxa básica de juros, elevada nesta quarta-feira (29) em 1 ponto percentual, para 13,25% ao ano, e o cenário macroeconômico “de mais incerteza”, tem o efeito de postergar a decisão de comprar imóvel, segundo o CEO e fundador da plataforma QuintoAndar, Gabriel Braga. Ele participou de entrevista coletiva para lançamento de novas ferramentas da empresa, nesta quinta-feira (30).
Esse mesmo cenário leva mais pessoas ao aluguel, no entanto. “É uma das vantagens de estar nos dois [mercados]”, disse. Ainda, segundo ele, a empresa enxerga muito espaço para avançar no setor, o que a permitiria seguir crescendo antes de ser afetada por oscilações de caráter macro, como na taxa de juros.
Perguntado sobre a necessidade de novos aportes de investimento no QuintoAndar, que começou como uma startup, Braga disse que a empresa tem hoje uma posição de caixa “confortável”, sem revelar valores, e que não precisa de capital externo no momento.
Neste ano, o foco do QuintoAndar é aumentar sua presença em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro. A empresa também atua fora do Brasil, na Argentina, no Equador, no Peru, no Panamá e no México.
Inteligência artificial
A companhia anunciou ao mercado duas novas ferramentas, desenvolvidas com inteligência artificial.
Foi criado um novo sistema de busca, que permite ao usuário descrever em texto o tipo de imóvel que procura, para comprar ou alugar. O sistema de inteligência artificial analisa as imagens dos imóveis listados à procura dessas características, e deve apresentar uma listagem com opções de acordo com o que foi pedido pelo usuário.
O cliente pode descrever características físicas do imóvel, mas também de localização, inclusive pedindo por opções em mais de um bairro ao mesmo tempo.
O segundo anúncio é um sistema de precificação para os imóveis, chamado QPreço. Segundo Larissa Fontaine, diretora de produto da companhia, é uma “evolução” da calculadora que o QuintoAndar já oferece desde 2021, que indica a faixa adequada para o preço de venda ou de locação do imóvel, tomando como base os preços de outros imóveis na região e também dados públicos, como de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis). Ela também indica qual é o valor mais indicado a depender da estratégia do proprietário — se deseja ter o melhor preço possível ou efetuar a transação mais rapidamente.
Também foram criadas páginas para condomínios, de forma que proprietários e pessoas que buscam um imóvel para morar ou alugar podem fazer a busca por prédio. A página reúne dados de cada prédio, como tipo de apartamentos disponíveis, custo de condomínio e os valores de transações recentes.
Lucas Lima, vice-presidente do QuintoAndar, afirmou que as novas ferramentas visam “reduzir assimetrias do mercado”, e não devem ditar se os preços dos imóveis precisam subir ou cair. Segundo Braga, a intenção é “dar transparência”, e não “interferir de forma intencional nessa precificação”.
Questionados sobre se corretores poderiam perder parte de sua função, já que o próprio sistema de busca conseguiria indicar o imóvel mais adequado ao cliente interessado, Lima afirmou que a ideia é aumentar a produtividade desses profissionais. A empresa tem, hoje, uma rede de 5 mil corretores.
Os executivos não divulgaram o valor investido em tecnologia para essas ferramentas. De acordo com Fontaine, elas estarão disponíveis primeiro para o público de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, mas devem ser estendidas às outras cidades onde a empresa atua. Não há prazo definido para isso, porém.