Etapa permite a ligação da linha de transporte à principal base de operação e controle do ramal metroviário
ADAMO BAZANI
Nesta segunda-feira, 24 de junho de 2024, as obras da linha 6-Laranja de Metrô, que vai ligar a zona noroeste ao centro da capital, chegam a mais uma fase, com o encontro dos túneis da futura Estação Brasilândia e do Pátio Morro Grande.
Esta etapa permitirá a ligação da linha de transporte à principal base de operação e controle do ramal metroviário.
O governador em exercício Felicio Ramuth visita o canteiro das obras.
Apesar do avanço, o cronograma geral da linha 6-Laranja deve atrasar bastante em relação ao que foi previsto quando a Linha Uni assumiu a concessão.
A concessionária informou no fim de maio de 2024 que as obras totais podem sofrer atrasos de cerca de mil dias, três anos, aproximadamente.
Para manter o cronograma original, a empresa pediu um aditivo de R$ 230 milhões por causa dos imprevistos.
Em nota, o governo de São Paulo informou na ocasião que os “riscos geotecnológicos e os aditivos de prazos e valores estão previstos em contrato”.
Relembre:
Linha Uni diz que obras da futura Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo podem atrasar
A linha 6 é uma parceria público-privada (PPP) do Governo do Estado de São Paulo e conta com mais de R$ 18 bilhões em investimentos.
Segundo o Governo do Estado, a rede de túneis entre a Estação Brasilândia e o Pátio Morro Grande é de 1.850 metros de extensão, 567 metros de passagem subterrânea de via e o restante do percurso em via singela. Sendo toda a linha acessada a partir do Pátio Morro Grande.
A administração diz que com o avanço da obra, a construção da infraestrutura ferroviária do Pátio Morro Grande atinge 64,26%.
Ainda de acordo com a gestão estadual, já foram instaladas 851 toneladas de estruturas metálicas na área de manutenção e estacionamento para os 22 trens que irão operar o ramal. O espaço possui mais de 213 mil m² – o equivalente a 26 campos de futebol.
Linha 6 – Laranja
Com 15 km de extensão e 15 estações, a Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo vai ligar o bairro da Brasilândia, na Zona Norte, à Estação São Joaquim, na região central da cidade, reduzindo a apenas 23 minutos um trajeto que hoje é feito de carro em cerca de uma hora e meia. A linha deverá transportar cerca de 630 mil passageiros por dia.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Fonte: Diário do Transporte – Por Adamo Bazani – Brasília, 24/06/2024