O desempenho no Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre de 2024 foi destaque Jornal da Globo desta terça-feira (3), e nos jornais O Globo de quarta-feira (4) e e Correio Braziliense de quinta (5). O resultado acima da média trouxe boas expectativas para o crescimento do setor da construção.
“O segundo trimestre de 2024 teve um crescimento da construção de 3,5%, quando se compara com o crescimento do Brasil, de 1,4%, ou da indústria de 1,8%. Mostra que o setor está pujante, puxando para cima esse crescimento, tudo isso somado e alinhado à construção civil e infraestrutura. Teve uma boa geração de emprego no setor, de 200 mil de janeiro até junho de 2024”, afirmou o presidente da CBIC, Renato Correia, durante entrevista para a TV.
O ritmo da construção civil neste ano levou a CBIC a revisar suas expectativas para o crescimento do setor em 2024, de 2,3% para 3,0%. “O mercado de trabalho nacional resiliente, as novas condições do Programa Minha Casa, Minha Vida, e a modesta redução da taxa de juros são alguns dos fatores que explicam o desempenho positivo do setor e indicam boas perspectivas para o segundo semestre e para 2025”, destacou Ieda Vasconcelos, economista da CBIC, aos jornais.
Confira a reportagem completa no site da TV Globo, na matéria do jornal O Globo e na Coluna Capital S/A do Correio Braziliense.
A análise dos indicadores econômicos pelo setor tem relação com o projeto ‘Inteligência Setorial Estratégica’, realizado pela CBIC, em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).
Fonte: Agência CBIC – 06/09/2024