Incorporadoras costumam ser mais flexíveis na hora da negociação, oferecendo condições diferenciadas e menos burocracia para comprovação de renda
A ideia é adquirir um imóvel, mas nem todo mundo tem o dinheiro disponível para fazer a compra à vista quando uma boa oportunidade aparece. Por isso, além do financiamento imobiliário feito em instituições bancárias, a pessoa que deseja comprar um imóvel tem também a opção também de financiar esse bem diretamente com a construtora.
A principal vantagem do financiamento com a construtora é que o processo se torna menos burocrático, principalmente no que diz respeito à comprovação de renda. Por conta disso, a opção com a construtora é bastante interessante para quem está com dificuldade de conseguir um empréstimo com o banco.
As incorporadoras também tendem a ser mais flexíveis na hora da negociação e oferecer algumas condições diferenciadas.
“O cliente se reúne com a gerência e faz uma simulação da forma de pagamento, tal como entrada, valores mensais, parcela (na ocasião da entrega) de chaves etc. Temos uma tabela como sugestão, mas ninguém melhor que o cliente para saber a sua forma de pagamento, pois cada venda é única e tem suas peculiaridades na forma do cliente propor o pagamento. Somos bem flexíveis”, afirma Mateus Teixeira, diretor do Grupo Macuco.
Essa modalidade de pagamento favorece também os autônomos, que têm mais dificuldade em comprovar renda ou desejam comprar na pessoa jurídica. Segundo o empresário, as regras no financiamento com a construtora são menos burocráticas, exigindo uma análise mais simples de renda.
“A falta de burocracia é uma grande vantagem, mas o cliente tem a liberdade de, no (momento do) habite-se, mudar para o financiamento bancário. Ele terá a opção de verificar as taxas se estão melhor continuando com a construtora ou levar ao financiamento bancário”, explica o diretor do Grupo Macuco, cuja construtora permite parcelar, por exemplo, em até 170 meses.
BANCOS
De acordo com o diretor da imobiliária R3 Real State, Sthefano Lopes, muitas construtoras em Santos oferecem essa modalidade de financiamento direto.
“Na maioria das vezes, o perfil desses clientes (que optam pelo financiamento direto com a construtora) é de idade mais avançada, a quem o banco pode recusar financiamento de longo prazo, ou clientes que pretendem quitar em curto período de tempo”, avalia Lopes. “A forma mais utilizada pelos clientes hoje em dia ainda é o financiamento bancário, pois 80% das nossas vendas são feitas dessa forma, com prazos que podem chegar a até 420 meses”, acredita o diretor da R3 State.
Fonte: ATribuna.com.br – 14/09/2024