Mão de obra escassa é desafio para a construção civil

A falta de trabalhadores qualificados, o envelhecimento da população e a entrada cada vez menor de jovens interessados nas atividades do ramo tornam a mão de obra da construção civil um dos maiores desafios da atualidade. Esse setor no Brasil ainda é, predominantemente, manufaturado e com a carência de mão de obra, o processo de industrialização se torna um caminho difícil para o setor empresarial.

Esses são alguns dos conceitos que estarão presentes no painel Escassez de Mão de Obra na Construção Civil, a ser conduzido por David Fratel, diretor-executivo do Grupo Kallas e membro do Comitê de Tecnologia e Qualidade do Sinduscon-SP. Esse painel é parte da 11ª edição do Summit da Construção Civil, que será realizado amanhã pelo Grupo Tribuna. O objetivo é colocar em discussão alguns dos desafios, cenários e oportunidades do segmento, especialmente na Baixada Santista.

O summit será aberto às 9 horas, no auditório do Grupo Tribuna, com as falas iniciais de autoridades e dos presidentes da Associação dos Empresários da Construção Civil (Assecob), Mateus Teixeira, e da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Renato Correia.

Na sequência, a economista-chefe da CBIC, Ieda Vasconcellos, abordará o cenário atual da construção civil no Brasi. O painel de David Fratel vem na sequência.

A programação segue com a apresentação de três startups voltadas ao segmento que foram incubadas pelo Cubo Itaú, de São Paulo, Sorocaba (SP) e Belo Horizonte (MG).

À tarde, o summit segue com o painel Panorama do mercado imobiliário, com o presidente da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), Luiz França.

Urbanismo
Na sequência, Centros históricos, os exemplos do Rio de Janeiro, São Paulo e Santos, com Cláudio Hermolin, presidente do Sinduscon-Rio, Marcelo Falcão, fundador e diretor-presidente da Somauma, e Glaucus Farinello, secretário de Desenvolvimento Urbano de Santos.

O painel seguinte, Planejando Cidades Resilientes, será conduzido pelas professoras Cláudia Cotrim Pezutto e Nádia Cazarim da Silva Forti, do Programa de Pós-graduação em Sistemas de Infraestrutura urbana da PUC-Campinas.
O encerramento será com o economista e professor da Fundação Dom Cabral, Bruno Carazza, comentarista da Rede Globo.

 

Fonte: A Tribuna  — 25/08/2024

Nossos Parceiros

plugins premium WordPress