Da pedra polida às mais sofisticadas tecnologias

A evolução intelectual da humanidade é algo surpreendente. Ao longo da história superando desafios do seu dia a dia no desenvolvimento de tecnologias e ferramentas avançadas que tornaram a vida mais confortável. Ainda na pré-história, o homo sapiens cria ferramentas produzidas de lascas de pedra para fabricação de machados, facas e depois o arco e flecha, aperfeiçoando a técnica de caça e pesca.

Ainda neste período a descoberta da combustão, por meio da fricção entre duas pedras, e assim a produção de fogo que permitiu o cozimento dos alimentos e calor para aquecer o corpo, isso há 1,8 milhões de anos. Com o surgimento da agricultura a espécie humana deixa de ser nômade.

Uma das principais invenções na trajetória de desenvolvimento tecnológico foi a roda, que surge na Mesopotâmia e os egípcios aperfeiçoaram, dando origem aos carros puxados por animais e os povos primitivos ganharam transporte rápido, além de auxiliar no cultivo da terra e nas guerras.

Foi na Grécia Antiga que surgiram os principais avanços científicos e matemáticos, além da filosofia, dramaturgia e da democracia consolidada após período aristocrata, além da construção de estádio para jogos olímpicos que celebravam a paz em tempos de guerra. Em 2.550 a.C, construiu-se a primeira pirâmide no Egito, composta por blocos de pedra que pesavam até 60 toneladas cada.

A Idade Média foi um período efervescente com descobertas e inovações, quando novas tecnologias ganharam vida. A China desenvolveu o papel, a prensa para impressão gráfica, a bússola para navegação, a pólvora como instrumento de guerra e óculos para correção da visão. Na Europa inventaram os moinhos de vento para acionar bombas d’água e processar grãos, e na Itália a primeira biblioteca pública.

A Revolução Industrial contou.com inovações no setor do transporte ferroviário e o automóvel, o desenvolvi mento energético a carvão e o surgi- mento da eletricidade, além das melhorias na fundição que permitiram o forja- mento de cobre, bronze, ferro e aço, usados em ferrovias, arranha-céus e muitos outros produtos e construções.

A partir do final do século XIX a humanidade ingressa na era da informação com a invenção do telefone, do dirigível ao avião e foguete, rádio, televisão, computadores e robótica. Por fim chegamos ao século XXI com a internet e suas ferramentas, tal como a última palavra que é inteligência Artificial. Hoje vivemos em um planeta globalizado que ingressou na 4ª Revolução industrial, onde cerca de 8 bilhões de pessoas estão interligadas pela rede mundial de computadores. Segundo teoria de Elon Musk: “se não somos capazes de vencer um robô, o melhor é nos transformarmos em uma máquina”, disse em tom de advertência.

Apesar de todos os avanços a humanidade ainda busca a paz, o equilíbrio  social e, principalmente, a preservação do meio ambiente como condição para a própria existência. Com isso a pauta global é a busca de soluções as mudanças climáticas, em meio a alertas contra o aquecimento global, desabastecimento energético e sistemas produtivos sustentáveis

 

José Elias Fernandes Abul Hiss                                                                            Abril – Maio – 2023
Eng. Eletricista e Segurança do Trabalho
Diretor Executivo do APEMEC

 

Nossos Parceiros

plugins premium WordPress